segunda-feira, 13 de junho de 2011

PIRAMUTABA

A piramutaba e a dourada realizam a maior viagem conhecida de um peixe de água doce no mundo. Os dados foram constatados pelo estudo "Grande Bagres Migradores", realizado pelo Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea/Ibama). Para desovar, a partir dos três anos de idade, as fêmeas de piramutaba e a dourada saem da foz do rio Amazonas, no litoral paraense, e nadam 5.500 quilômetros até a cidade de Iquitos, no Peru. A viagem demora até seis meses, mas as larvas desovadas percorrem o caminho de volta em no máximo 20 dias, carregadas pela correnteza.

-A piramutaba e a dourada são o carro-chefe da economia pesqueira da região, mas o ribeirinho não conhece todo seu ciclo de vida, por causa da longa migração - informou Maria Clara Forsberg, acrescentando que o resultado do estudo será divulgado nas comunidades ribeirinhas, por meio da distribuição de cartilhas e da realização de seminários.

De cada 100 peixes de couro (liso, sem escama) capturados na calha do rio Amazonas/Solimões, 70 são piramutabas ou douradas - cerca de 30 mil toneladas dessas duas espécies são comercializadas por ano na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário